Inovações do plástico no uso de agentes de proteção biológica

Inovações do plástico no uso de agentes de proteção biológica

A cada dia surgem novas aplicações para os plásticos, suas características como versatilidade, baixo custo e resistência tem contribuído para que cada vez mais setores da indústria utilizem o insumo como matéria-prima. Para atender essa crescente demanda nos mais diferenciados segmentos, é preciso oferecer produtos que tragam em sua composição um diferencial inovador.

 

O uso de aditivos antimicrobianos, é um exemplo de tecnologia que agrega valor ao produto final. Isso se deve ao fato de os agentes de proteção biológica para plásticos contribuírem para apreservação da vida útil do produto e para uma melhor qualidade de vida aos consumidores. Dessa forma, as inovações do plástico trouxeram benefícios tanto para a área da saúde, como também para o setor alimentício, de higiene e utilidades domésticas.

 

A utilização deste componente inovador em materiais plásticos, protege os produtos da contaminação e propagação de germes durante todo o processo de fabricação, distribuição, uso e descarte. Inovações como essa podem ser utilizadas nas mais variadas embalagens ou produtos que utilizem o plástico em sua composição, isso porque melhoram a qualidade de vida das pessoas, além de reduzir os impactos desses resíduos em contato com o meio ambiente.

 

A perspectiva do avanço do mercado global de plásticos antimicrobianos é bastante positiva. Os segmentos de embalagem e higiene serão os maiores consumidores do plástico antimicrobiano nos próximos anos, segundo aponta o relatório “Antimicrobial Plastic Market by Type and by Application – Global Trends & Forecasts to 2020”.

Uso de agentes de proteção biológica no plástico: porque investir nessa inovação?

As pesquisas para o desenvolvimento do aditivo antimicrobiano, viabilizou novas aplicações para o plástico e a criação de embalagens mais eficazes, capazes de interagir com o produto para proporcionar maior proteção contra germes e bactericidas e prolongar sua vida útil.  

 

A inovação foi desenvolvida por Francisco de Paula Madeira Moreira – mestre em Química pela UFSC e doutorando em Ciências Médicas. O especialista explica que o aditivo antimicrobiano funciona como uma barreira energética que age tanto como bactericida como germicida, garantindo maior segurança, proteção e preservação dos produtos.

 

“Logo nos primeiros testes realizados com os aditivos antimicrobianos, percebi o potencial da inovação ao ser aplicada a outros setores como o da indústria do plástico. Foi então, que em parceria com a Multicolor, consegui realizar os primeiros testes de injeção do aditivo em Masterbatches para composição de materiais plásticos e os resultados tem sido bastante efetivo na prolongação da vida do produto, como também no controle da proliferação de fungos e bactérias”, explica.  

 

A inovação desenvolvida por Francisco de Paula pode ser aplicada em materiais plásticos que fazem parte da composição de equipamentos médicos, utensílios de cozinha, linha Pet, entre outros produtos que devem ter um grande cuidado com a contaminação por bactérias. Este diferencial promove vantagens competitivas para a empresa transformadora, já que pode passar a atender diversos setores da economia que estão voltando a ficar reaquecidos. Estratégia ideal neste momento de instabilidade e alta competitividade do mercado.

Principais vantagens na adoção da tecnologia para as indústrias de plástico atuarem em diferentes segmentos de atuação

Proteger contra riscos de contaminação

O uso de aditivo antimicrobiano reduz a proliferação de fungos e bactérias comuns que podem ser encontrados no meio ambiente. A injeção do material em embalagens plásticas proporciona um maior controle de mofo em produtos e estoque, além de proteger contra doenças causadas por patogênicos. Isso se aplica a locais onde a contaminação microbiológica pode ser muito grande como objetos coletivos, embalagens em contatos com alimentos ou ainda objetos hospitalares;

Prolongar a vida útil dos produtos

O material plástico que contém aditivo antimicrobiano protege e preserva alimentos perecíveis por mais tempo, sem afetar o sabor e a qualidade do produto. Ao prolongar a vida útil do produto, a inovação ajuda a reduzir o desperdício de comida e o uso de conservantes.

Contribuir para maior segurança alimentar

A aplicação de aditivos antimicrobiano em materiais plásticos contribuem para eliminação de bactérias, fungos e biofilmes formados pelo contato do oxigênio com o produto. O uso desse tipo de tecnologia garante a manutenção da saúde e bem-estar da população, na biossegurança e aumento de vida útil dos produtos.

 

A Multicolor em parceria com a TNS Nanotecnologia, oferece em sua linha de pigmentos, corantes, Masterbatches e aditivos, soluções customizadas que agregam valor e diferenciação para os mais variados segmentos do mercado de plástico do Brasil. A linha de aditivos antimicrobianos, é uma dessas inovações que auxiliam na proteção e prevenção da contaminação dos produtos.

 

Os aditivos desenvolvidos e fornecidos pela Multicolor possuem eficiência comprovada, além de obterem uma ótima relação custo benefício e alto desempenho. É importante destacar que os aditivos utilizados não causam alterações na cor, odor, propriedades mecânicas ou qualquer outra característica que se aplique ao material desejado, nem na aplicação ou durante seu uso.

 

Para as empresas que estão buscando inovar para se diferenciar no mercado, é importante oferecer um produto de qualidade e que agrega valor ao produto final. Assim, além de expandir seu mercado de atuação, a empresa ainda se destaca da concorrência pelo diferencial competitivo.