Antioxidante-UV

Antioxidante-UV

Você já parou para pensar, por que com o passar do tempo o plástico acabe perdendo a sua cor, e acaba ficando com  uma aparência estranha e desbotada. Este acontecimento está ligado a sol, em decorrência dos raios UV e o desgaste que o mesmo pode causar diretamente no material em questão.

Para que este fato não ocorra existem materiais responsáveis por retardar este efeito, e dar uma maior vida útil ao produto, entretanto apenas saber que aumenta a durabilidade e qualidade do produto não é o ponto, e sim o porquê isto acontece e qual o produto ideal para este resultado final.

Processo de limpeza do amarelamento.

Os materiais plásticos aplicados em peças expostas a luz do sol como cadeiras, mesas, caixas d’água entre outros, estão sujeitos a maior degradação em decorrência a exposição à Radiação UV, e para que isto não ocorra são adicionados aditivos que retardam ou eliminam a reação química que causa essa degradação, assim se da a utilização do antioxidante uv, um aditivo responsável por auxiliar na manutenção do produto.

Para ilustrar esses acontecimentos e o porquê os aditivos podem auxiliar na vida útil do plástico, a Muticolor realizou uma série de testes com o intuito de facilitar a visualização do produto em ação. Os testes a seguir foram realizados na borracha, material onde os raios UV tem a mesma reação de desgaste do produto.

RESULTADOS:

Amostra – Deltas de cor

    Sem Aditivo                 72 horas                     144 horas

                                                                                  

 

Exposição em C-UV

 

           Sem Aditivos              Com Aditivos UV – 72hs

 

Efeito de “craqueamento” em decorrência da degradação polimérica/              Não se observa degradação polimérica.

                                                                                                                   
Exposição de 144 horas

Menor degradação polimérica após 144 horas de exposição, demonstrando a eficiência do produto.

                                                                           
LEITURA DE COR AMOSTRA INCOLOR CIE DE
:                  

         

Delta E
Sem Aditivo

                                            15,20

72 horas 6,86
144 horas 12,54

Avaliação Instrumental (Datacolor SF600X): Observa-se que os DE com referência ao padrão (amostra sem aditivação) apresenta valores superiores aos testes, frente ao aumento de exposição no equipamento C-UV (Comexim C-UV ASTM G 154), devido ao contato do produto Multiadd UV Rubber, as demais amostras apresentam melhores resultados em relação ao padrão (sem aditivos).

Avaliação (Visual):  Degradação polimérica das amostras não aditivada após 144 horas de exposição. A tonalidade amarelada não foi sanada por completo, contudo a redução na degradação polimérica é observada nas amostras aditivadas.

CONCLUSÃO: Após análise de todas as amostras expostas, bem como todos os históricos de exposições e informações de processo, ratificamos a necessidade de um estabilizante UV em aplicações de Borrachas.